quinta-feira, 4 de junho de 2015

Seja Bem Vindo!
Curso Manutenção de microcomputadores 
Carga horária: 55hs



1

ConteúdoProgramático:
Sistema informatizado Como o computador funciona? Representação da informação Tipos de computadores Arquitetura aberta Componentes do computador Desmontagem do computador Montagem do computador Configuração do Setup Preparação do hd para instalação do sistema operacional Resolução de Problemas Problemas de software Simulador de defeitos

2
Introdução
Estamos vivendo na era da Informática, e o que temos é o surgimento de diversos fabricantes e montadoras de computadores, e para utilizar estes computadores é necessário um mínimo de conhecimento de assuntos relativos à informática. Para adquirir estes conhecimentos é necessário, na grande maioria das vezes, estudo, e para suprir esta necessidade o que vemos é o surgimento de uma infinidade de cursos e programas de Inclusão Digital fornecidas por Instituições públicas e privadas, ou entidades particulares.
Com o conhecimento adquirido, aumenta também a aquisição de equipamentos por parte dos usuários domésticos ou pelas empresas que, atualmente, investem em mais e melhores equipamentos, provocando uma avalanche de novos equipamentos que, em um determinado momento, exigirão manutenção ou upgrade, necessitando, portanto, de um profissional preparado para prestar este serviço.
Atualmente, com a grande quantidade de cursos e informações disponíveis de forma fácil, temos um crescente número de profissionais (em muitos casos não podemos considerá-los assim) no mercado, que dá a impressão de uma área saturada com a quantidade de pessoas que se profissionalizam neste ramo.
Porém, com o grande crescimento nesta área, a necessidade de profissionais preparados aumenta na mesma proporção que estiver mais bem preparado e, acima de tudo, manter-se atualizado, pois esta é a exigência em virtude da tecnologia que se renova a cada instante.


FUNÇÕES DE UM TÉCNICO EM MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES
O Técnico em Montagem e Manutenção de Computadores (ou Técnico em Hardware) é o profissional apto a realizar instalações, configurações, atualizações e manutenção em geral no que se refere especificamente a Hardware.
Esta área não exige que o técnico tenha um alto nível de escolaridade para se tornar um profissional, porém, é necessário um bom conhecimento específico na área para poder prestar um serviço adequado e eficiente.
O Técnico em Hardware poderá atuar em empresas especializadas no ramo de montagem e manutenção de computadores, empresas que possuem um grande parque de máquinas, normalmente no setor de TIC, ou ainda como profissional autônomo, prestando os diversos tipos de serviços que a área exige, tais como, consultoria, intalações, montagem, manutenção e configurações dos mais variados tipos de equipamentos.


DEFINIÇÃO DE COMPUTADOR

3
O termo Computador tem sua origem do latim Computare (contar, calcular) e é um equipamento composto por uma série de circuitos eletrônicos capaz de receber, armazenar, comparar, combinar, processar e exibir uma determinada informação com elevada velocidade.
Basicamente tem a função de receber dados através de dispositivos de entrada, processar e retornar estes dados, agora denominados como Informação através de algum dispositivo de saída. Estes dados de entrada, processamento e o retorno da informação, normalmente se dão através de Programas específicos para determinadas tarefas.
Sistema informatizado

O sistema informatizado é composto por, no mínimo, três componentes para que tenha um funcionamento adequado: Hardware, Software e Peopleware.

Hardware

Software
Também são chamados de Programas.
Os Softwares, normalmente, são divididos em:
Software Básico ou Sistema Operacional;


Hardware, circuitaria, material ou ferramental é a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos.
É a parte lógica do computador, ou seja, é um conjunto de instruções passo-a-passo que orientam o computador a executar determinadas funções para produzir um resultado desejado.
Traduzindo para o português, o termo Software seria também dividido, sendo que Soft = mole, flexível e Ware = Conjunto, ou seja, é a parte flexível ou lógica do sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário